segunda-feira, 11 de março de 2013

VENDO COM OUTROS OLHOS

Como anda minha Cidade

Às vezes precisamos sair às ruas para ver as precariedades da cidade que vivemos.
Estive em um dos cartões postais de São Paulo, a Praça da Sé. Confesso, fiquei muito surpreendida com o que vi, pois a muito tempo não ia ali, um lugar abandonado, sujo, cheirando mal, onde moradores de rua tomaram conta, um lugar que dá medo de passar, o tempo que fiquei ali, não vi nenhum carro de policia.
Talvez eu viva muito fechada no meu mundo e ainda me surpreendo com as coisas que vejo lá fora, outra coisa que me deixou chocada foi quando peguei a lotação, na hora que a cobradora foi prender minha cadeira com o cinto, ele não alcançava para travar, será que engordei? Não, o motorista que trabalha naquela lotação enrola o cinto porque ele não gosta de conduzir pessoas cadeirantes, ainda bem que não era ele que dirigia nesse dia, a própria colega dele falou quando foi prender minha cadeira e o cinto estava curto.
Eu particularmente já acho que esse cinto está numa posição errada, pois ele pega em nosso pescoço, nunca vi um cinto tão esquisito.
Dizem que temos ônibus adaptado, banheiros acessíveis, mas a adaptações que fazem a meu ver são errôneas, as barras existentes nos banheiro de metrôs e shoppings são nas costas, elas não deveriam ser de ambos os lados? Sei lá, talvez eu que esteja errada, mas quem será que fez os projetos dessas adaptações?
Visitei a Igreja também, e gostaria muito de ter entrado pela porta da frente da igreja, tem uma escadaria enorme, mas tem rampa, quem não conhece a Catedral, nunca vai encontra-la, eu mesma sabia que tinha, mas a muitos anos não ia naquela igreja, e nem lembrava mais onde ficava a tal rampa, depois de alguns minutos perguntando, foi que um segurança que saia da igreja me informou que tinha uma rampa ao lado da Igreja, quase dei a volta na igreja até chegar a rampa.
Porque para nós pessoas com deficiência é tudo escondido? Não temos o mesmo direito de entrar pela porta da frente?
Mas outras coisas me deixaram contente, fiquei sabendo por um amigo que tem mais informações que eu, que nosso governo já está fiscalizando as adaptações de um dos hospitais muito conhecido (Hospital São Paulo), há muito anos atrás, precisei fazer uma ultrassonografia lá, e os ambulatórios de lá todos tem escadas, eu achava que isso já não era mais um problema, mas acreditem, desde aquela época até hoje, não fizeram nenhuma adaptação, vocês acreditam?
Parece que o nosso governo deu um ultimato para que até junho essa questão já tenha sido resolvida, Parabéns governo de São Paulo, que continuem fiscalizando sempre, não só hospitais, mas todos os estabelecimentos públicos.
Outra coisa que também me chamou a atenção, foram algumas melhorias no metrô, entrar no trêm era meio complicado devido ao vão que que tem da plataforma para o vagão. Eu particularmente tinha muito medo, mais um avanço, acho que minha amiga tinha razão quando dizia que eu reclamava e criticava muito, às vezes precisamos sair por aí para ver as melhorias e cobrar por aquilo que ainda falta.
Só estarei satisfeita quando eu conseguir ver meu Brasil com zero de violência, e que eu possa desfrutar dessa liberdade, que ela não chegue muito tarde e que de tempo de usufruir um pouco disso tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário