quinta-feira, 13 de junho de 2013

Acessibilidade em Manaus

Outras Cidades e estados sempre estão fazendo algum benefícios em prol da acessibilidade, mas nossa capital Paulistana só se preocupa com aumento de tarifas, impostos etc...
Quando não, são manifestações violentas que não resolvem os problemas que a nossa cidade vem enfrentando, pessoas morrendo sem atendimento médico, trânsitos que matam a toda hora, criminalidade que não acaba nunca.
E ainda querendo Copa do mundo num País que não consegue por ordem nem nos próprios abitantes que reside nele, vamos pensar?

Acessibilidade em ponto Turístico em Manaus é Mapeado 


Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. De qualquer lugar da plateia, em formato de lira e de acústica perfeita, ao olhar para as pinturas no teto, você tem a impressão de estar embaixo da Torre Eiffel. Ouro, cristais de Veneza e mármore de Carrara foram usados na decoração.
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), está realizando um trabalho de mapeamento da acessibilidade nos principais pontos turísticos de Manaus. O trabalho tem por objetivo analisar, de forma geral, os aspectos de acessibilidade turística às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
De acordo com a Presidente da Amazonastur, Oreni Braga, este trabalho começou dia 8 de março e prossegue até o dia 14 de junho e está sendo coordenado pelo professor e consultor em acessibilidade, Renato Neves. "A equipe está percorrendo equipamentos e edificações públicas e seu mobiliário urbano, assim como das instalações e serviços dos estabelecimentos privados. Tudo para traçar um diagnótico para trabalhar posteriormente na adaptação deles".
O mapeamento, segundo Oreni Braga, tem como fundamentação 
a legislação federal - Lei 10.098/2000 
e o Decreto 5.296/2004, que estabelecem 
as normas gerais para a promoção da acessibilidade, e que tornam obrigatório o atendimento a estas adequações em 
todas as edificações públicas e de 
uso coletivo, bem como em todas 
as vias e transportes públicos.
O consultor de acessibilidade Renato Neves informou que a este trabalho se baseia também 
na norma NBR 9050:2004 da 
Associação Brasileira de Normas 
Técnicas (ABNT), a qual estabelece 
critérios e parâmetros técnicos 
a serem observados quando do
 projeto, construção, instalação e 
adaptação de edificações, espaços 
e equipamentos urbanos às 
condições de acessibilidade. "Todo o trabalho tem seguido a risca da Cartilha nos enviada pelo Ministério do Turismo. Todos os pontos visitados tem achado a idéia da inclusão muito boa", completou Renato.
O trabalho de mapeamento já passou pelo porto e aeroporto de Manaus, zoológico do CIGS, Palácio da Justiça, Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Palacete Provincial e a Casa Governador Eduardo Ribeiro.

Fonte: Brasilturis

Nenhum comentário:

Postar um comentário